Mondial de la bière de Montreal – 2018

Por Rosane Rodrigues de Montreal-CA

A cerveja é uma das bebidas mais populares no mundo. Desde 6000 aC, a cerveja faz parte das celebrações, alegrias e também martírios. A bebida fermentada artesanal é a atração principal do Mondial de la bière 2018, em Montreal, no Canadá, um evento tradicional e que reúne os principais produtores, degustadores e cervejeiros dos quatro cantos do mundo e acontece entre os dias 6 e 9 de junho. O Mondial é uma tradicional passarela na qual as cervejas são atrações e com expectativa de público de mais de 150 mil pessoas. É um oportunidade para uma marca ganhar fama e virar cult entre os apaixonados pela breja, cerva, birra, bujeca, jola, buja, surbia, loira gelada ou cerveja. No Mondial, mais de cem novas bebidas dos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Noruega, Holanda, Itália e Suíça vão ser lançadas. No total, vão ser quase 600 opções e o destaque fica por conta das brands canadenses e do Brasil. Os cervejeiros brasileiros vão levar mais de 30 rótulos para o festival e as marcas cariocas se destacam.

Mondial de la bière

A Cervejaria Overhop do Rio de Janeiro participou pela primeira vez do Mondial de Montreal em 2017 depois de ganhar 2 medalhas de ouro na versão carioca do festival em 2016, com uma American IPA, a Overhop Hazy, e a Overhop Darkhop de estilo Black IPA. Para este ano, a cervejaria vem com um quiosque próprio e vai oferecer degustação de 13 cervejas. “ Vamos ter 2 lançamentos nossos com a OverLab Qcascade (7,0% New England IPA ), que usamos lúpulos do Quebec (província do Canadá), e a MadManu, uma American Blonde ALE 5,0% , inspirada na minha filha! Além disso, temos as marcas colaborativas com cervejarias do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Toronto e Montreal no Canadá e Helsinki na Finlândia com criações originais com frutas tropicais como cupuaçu, maracujá e limão. Vamos ter também ainda 2 opções de cerveja sem glúten e a presença do Café Zezin, que trará salgadinhos brasileiros como coxinha, pão de queijo e empada. Eles também criaram um brownie que leva nossa DarkSour na receita.”, explica Paty Rios, uma das sócias da Overhop.

Com misturas inusitadas com frutas do norte e nordeste do Brasil, a RockBird Craft Brewery também do Rio de Janeiro vai mostrar no evento, primeiro internacional da marca, 4 cervejas. Uma delas é a Taperebá Brasilien Weisse, que ganhou a Medalha de Ouro no V Concurso Brasileiro de Cervejas/2017 na categoria Brazilian beers  com frutas e tem 3.8% de teor alcoólico. “A cerveja Taperebá Brasilien Weisse é inspirada em um estilo clássico alemão que preza pelo baixo teor alcoólico e acidez pungente: Berliner Weisse. A adição da fruta brasileira traz uma singularidade que considero um grande diferencial. A cerveja não pode ser adocicada pois respeitamos bastante o estilo base”, afirma Afonso Dolabella, sócio da cervejaria.

Já a Cabeça de Dragão, cervejaria de Nova Friburgo, região serrana do Rio, vai oferecer a Mountain Jam, cerveja com 6% de teor alcoólico e no estilo American Pale Ale. “Equilíbrio. Essa palavra define muito a nossa receita. Com Dryhop – processo no qual há a adição de lúpulo à cerveja durante o período de fermentação – do lúpulo americano Citra e quatro maltes diferentes, o resultado final foi uma alta drinkability, cor acobreada, amargor gentil e notas cítricas e florais no aroma.”, celebra Ugo Perrota, um dos sócios da cervejaria e que vai participar pela primeira vez de um evento internacional.

Mondial de la bière
Gaspar Family Brew

Além de servir como vitrine para expor novos sabores e estilos, o festival tem um concurso para premiar as melhores cervejas artesanais do mundo.  Outra brand carioca que vai participar da festa é a Gaspar Family Brew. A familiar cervejaria vai apresentar 3 rótulos, entre eles o da Gasparator com 8, 3% de teor alcoólico e notas de caramelo e toffe. “Eu acredito que a Gasparator tem tudo a ver com o Canadá. A complexidade de aromas, o corpo alto e licoroso e a potência alcoólica combinam muito bem com um clima mais frio. Esperamos que este rótulo caia no gosto dos canadenses e que possamos voltar várias e varias vezes ao país para brindar”, comenta Tomás Gaspar, sócio da marca .O evento vai ter uma edição francesa em junho e o Mondial de la bière Rio de Janeiro 2018 acontece entre os dia 5 e 9 de setembro, no Pier Mauá.

Mondial de la bière de Montreal – 2018

data 6 a 9, de junho de 2018

horário: das 12h00 às 23 horas.

endereço: Centro de Convenções Palais des Congrès- Montreal- Canadá

entrada franca e cupom de degustação: 1 CAD (dólar canadense).

Site do evento: festivalmondialbiere.qc.ca/fr/festivals/mondial_de_la_biere_montreal_2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *