Cervejaria artesanal Daoravida

A cervejaria artesanal Daoravida, que existe há dois anos, conta com mais de dez rótulos diferentes da bebida, premiações e parcerias internacionais.

Criada por Wagner Falci e Michele Gimenez, a Daoravida – lançada em novembro de 2015 pelo clube de cervejas Hop Hunters – conta com 10 rótulos de cervejas e três premiações: melhor cerveja no estilo California Common com a Commonzinha no Festival Brasileiro de Cerveja 2017, em Blumenau (SC), medalha de prata na categoria brasileira do estilo Black IPA, com a cerveja {78}, no World Beer Awards 2017, na Inglaterra e um certificado internacional de excelência também com a {78}, no Brussels Beer Challenge, na Bélgica.

Além disso, no ano passado, a Daoravida produziu a colaborativa AKAYÁ, com a cervejaria italiana Birrificio Del Ducato, uma das mais premiadas da Itália. A cerveja foi lançada durante o Mondial de La Biere aqui no Brasil e vendida nos principais Pubs italianos.

Os sócios-fundadores da marca afirmam que o interesse pela cerveja artesanal aconteceu em um bar e aumentou depois de uma viagem pela Europa. “Estávamos tomando cerveja em uma tarde, quando pedi para o garçom trazer um tipo especial que estava no cardápio. Era sabor bacon e quando provei fiquei super intrigado”, conta Falci. “Logo depois, tínhamos uma viagem marcada para Europa com amigos e aproveitamos para provar as cervejas artesanais de vários países. Ali a paixão por esse mundo se instalou dentro de nós”, acrescenta Michele.

Em 2013 começaram a fazer cerveja em um apartamento de 50m² que moravam na época e ficaram surpresos com o sucesso da bebida entre seus colegas. A partir de então, o casal passou a produzir com mais frequência em uma casa maior que pertencia a família Stênico, amigos que, além de disponibilizarem o local, passaram a ajudar na produção. Em 2015, a Daoravida entrou para o mercado dos amantes da cerveja artesanal e atualmente é uma cervejaria por contrato, mais conhecida como cervejaria cigana, e produz cerca de 5 mil litros de cerveja por mês.

Cervejaria artesanal
Michele Gimenez

Desde a ocasião, Michele e Falci conduzem a marca com os Stênicos, sócios da DaoraVida. Ricardo, conhecido como Dida, é o filho mais velho, que além de sommelier de cerveja também é formado em tecnologia cervejeira, ambos pelo Instituto da Cerveja em São Paulo. Ele está presente nos eventos e participa diretamente do planejamento estratégico da cervejaria. “Para mim, a experiência de fazer parte de uma cervejaria é como ser pai, a gente se preocupa muito em fazer o nosso melhor, quando alguém elogia é super gratificante, mas quando criticam, pensamos em como melhorar”, conta Dida.

Entre os principais estilos da marca estão a Minine (Juicy Session IPA), {78} IBA (India Black Ale), Labirintite (inspirada no estilo Belgian Tripel), Commonzinha (California Common), entre outras que apesar de extremas, possuem um equilíbrio entre seus ingredientes “Buscamos produzir cervejas equilibradas, com grande ‘drinkability’, o que agrada bastante gente”, explica Michele.

Toda cerveja da marca tem uma história particular. A primeira criada pela dupla existe até hoje e é chamada Lollihop (American Amber Ale). O nome é um trocadilho de lollipop, por suas notas carameladas combinado com a citricidade dos lúpulos americanos (hop em inglês), que seguiu como base os processos de fabricação lidos por Wagner no livro do americano John Palmer, que foi como começou aprender a fazer a bebida. Já a Labirintite foi produzida por Michele com a assistência de Wagner pelo telefone, que precisou ir às pressas para o hospital acompanhar sua mãe, que estava com crises de labirintite.

Cervejaria artesanal
Wagner Falci

Wagner afirma que a diversão no processo de produção não pode faltar. “Apesar da marca não ter surgido com o propósito de negócio, hoje em dia ela cresceu tanto que se tornou um empreendimento e levamos isso muito a sério. Trabalhamos duro, mas nunca perdemos a diversão e a vontade de fazer com muito carinho”, comenta.

Daoravida está presente nos principais bares cervejeiros do país e segue com o propósito de disponibilizar cervejas das mais variadas categorias e de grande qualidade para os apreciadores da bebida, contribuindo para alavancar o mercado da produção artesanal de cerveja do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *