Bergut Vinho & Bistrô: um lugar admirado pelos amantes dos vinhos

Bergut Vinho & Bistrô, com lojas em Ipanema e no Centro do Rio de Janeiro, é uma referência para os amantes de bebidas, a rede conta com mais de 2000 rótulos de vinhos, deste clássicos até exclusivos, além de cervejas, destilados e acessórios em geral.

Organizadas por país de origem, as garrafas “descansam” nas prateleiras aguardando sua hora de encher a taça e alegrar o paladar do consumidor. Elas podem ser levadas para casa ou consumidas no bistrô, que conta com excelentes pratos.

Camarões VG ao Champagne com Arroz de Passas da Bergut Castelo

A novidade é o vinho italiano Fazzoletto Barbera, D.O.C de Piemonte, que traz três rótulos diferentes com esculturas romanas para apresentar o mesmo vinho. O vinho conta com um lenço semelhante aos usados por guerrilheiros italianos que lutavam contra Mussolini durante a 2ª Guerra Mundial. Na elaboração do vinho, 20% das uvas são deixadas na vinha mais três semanas para pacificação, deixando uma característica única ao vinho. De coloração rubi vibrante, traz no nariz um frutado intenso de cereja e ameixa, pimenta rosa, violeta e húmus. Na boca é harmônico, e explosivo na fruta madura e violeta com taninos finos, acidez correta e final longo. Para harmonizar, carnes assadas e braseadas; lasanha, polenta, costela bovina e risoto de cogumelos.

Fazzoletto Barbera se junta a clássicos da Toscana, Bordeaux, Borgonha, Alsácia, Douro, Rioja, e ganham destaque na adega, onde é possível encontrar Almaviva, Brunello di Montalcino, Amarone, entre outros. Além de emblemáticos Romanée-Conti, Chateau Margaux, Chateau Lynch-Bages.

Bergut – www.bergut.com

Ipanema:
Rua Visconde de Pirajá, 547 – Loja N (Entrada pela rua Anibal de Mendonça, 81)
Telefone: (21) 3592-8008

Centro:
Rua Senador Dantas, 100 – Loja A
Telefone: (21) 2532-7332

Avenida Erasmo Braga, 299 – Loja B – Castelo
Telefone: (21) 2220-1887

As lojas funcionam apenas de segunda a sexta das 9h às 21 horas.

A Bergut também promove ao longo do ano vários eventos, como o Vinho & Música, uma noite de harmonização de vinhos com música e gastronomia. O programa é sempre dividido em grupos de música, e cada grupo é harmonizado com um vinho e um prato. O último aconteceu na loja do Castelo e o menu teve os “Beatles” como tema, sendo conduzido pela saxofonista Daniela Spielmann e a banda “Mulheres & Beatles”. Sucessos como “Day Tripper”, “I Wanna Hold Your Hand”, “Yestarday”, “Can’t Buy Me Love”, “Hey Jude”, entre outros, foram algumas músicas harmonizadas com os vinhos J.Bouchon Block Series Malbec e Labirinto Sauvignon Blanc, do Chile; o Les Jamelles Viognier, da França; a Cava Don Roman, da Espanha; e o brasileiro Guaspari Vale da Pedra. No cardápio, inspirado na culinária britânica, teve de entrada biscoito de polvilho especial com creme de camarões; seguido do primeiro prato, salsichão com mostarda Dijon; e do segundo prato fish and chips. Para finalizar, Mousse de chocolate. Ao final do evento foi sorteado um kit com os cinco vinhos participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *