Bahamas: um dos principais estandartes da culinária caribenha

Bahamas

Localizada no Caribe, as Bahamas são um grande conjunto de pequenas ilhas que formam um território total que tem cerca de 13 mil quilômetros quadrados. Apesar da pequena extensão territorial e de ter uma população total menor do que 500 mil habitantes, Bahamas se destaca no que diz respeito a culinária local e tem boa variedade de frutos do mar.

A gastronomia tradicional do local é praticamente toda pautada por frutos do mar, e tanto na rotina da população local quanto nos restaurantes tradicionais eles focam bastante nisso em seus respectivos cardápios.

Nas Bahamas, a concha é o prato favorito deles e é servida de diversas maneiras, como frita, grelhada e crua. Nas ilhas de lá, as conchas são apanhadas em abundância e podem ser encontradas em praticamente qualquer restaurante local.

Como é o alimento predileto dos bahamenses, ela também é servida como recheio em receitas que são tradicionais no Brasil, e isso inclui sopa com concha e até hambúrguer com concha. A abundância é tão grande que a tradição das conchas nas Bahamas também está presente no artesanato. Não faltam lojas que vendem pequenas joias decoradas por conchas fictícias.

Além das conchas, as lagostas também são muito populares nas Bahamas, assim como as garoupas (tipo de peixe muito popular por lá). Receitas como lagosta assada; com molho branco; grelhada e com leite de coco são frequentes nos cardápios locais.

Já quanto a garoupa, esse peixe grelhado é muito servido nas Bahamas e é um dos pratos mais populares do tradicional restaurante Goldie’s Counch House — localizado na capital, Nassau.

Outros frutos do mar como anchova, caranguejo e, claro, camarão, são encontrados em várias receitas que vão além dos pratos comuns em que eles são servidos.

Além do Goldie’s Counch House, outros restaurantes especialistas em frutos do mar nas Bahamas são Doc Sands’ Conch Stall (Nassau), Bahamian Cookin´Kitchen (Nassau), Crabs and Ting (Nassau), Flying Fish GastroBar (Freeport), Banana Bay (Freeport) e The Shipyard Restaurant & Bar (Spanish Wells).

Há outros restaurantes muito conhecidos nas Bahamas que vão além da culinária local. Um deles é o Nobu (culinária japonesa), que tem como um dos sócios o consagrado ator Robert De Niro. São vários restaurantes espalhados no mundo e um deles está dentro do incrível resort Atlantis, localizado em Nassau.

Mesmo com o dólar americano sendo muito utilizado nas Bahamas, geralmente os restaurantes de lá cobram preços justos e parecidos com os do Brasil. Claro, os mais chiques e completos oferecem pratos pra lá dos US$ 100, porém, no geral dá para aproveitar muito da culinária local sem esvaziar o bolso.

Bahamas

A culinária bahamense, porém, vai além dos frutos do mar e oferece outras tradições locais. No que tange as sobremesas, o bolo de rum é o carro-chefe. Ele é muito cremoso e tem um sabor ímpar que o torna inconfundível.

Uma das referências do bolo de rum nas ilhas é a Bahamas Rum Cake Factory, que se traduzido ao português vira “fábrica de bolos de rum”. Nesse estabelecimento, o visitante pode provar algumas delícias dessa receita e levar pra casa muitas lembrancinhas relacionadas a essa sobremesa.

Mais um prato tradicional que foge dos frutos do mar é o macarrão com queijo das Bahamas. Um dos fatores que diferenciam o comum macarrão com queijo servido no mundo todo é que a versão bahamense é mais apimentada. Preparado com bastante queijo, manteiga, leite evaporado, cebola, pimentão e especiarias abundantes, a pimenta-jalapenho não pode faltar para dar um toque picante.

Outra diferença considerável em relação aos tradicionais é que o macarrão com queijo das Bahamas vai ao forno após preparado, e consequentemente tem uma casca após pronto e sua aparência fica similar a uma lasanha.

Com a enorme variedade de frutos do mar e outras receitas versáteis, a culinária das Bahamas pode não ser uma das mais famosas do mundo, no entanto, é de fácil agrado para os turistas que tanto visitam essas paradisíacas ilhas localizadas no Caribe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *