6 rotas do vinho para conhecer e abastecer a sua adega

O frio está chegando e nada melhor do que aproveitar as baixas temperaturas para degustar um bom vinho. A bebida pode ser aproveitada em qualquer época do ano, mas apreciá-lo em dias mais frescos é uma forma de aquecer o corpo e ainda se satisfazer com vinhos mais encorpados, que podem ser combinados com ótimas receitas.

A bebida fermentada à base de uva, conquista paladares ao redor do mundo há séculos e, além de contar com variações de aroma, textura, coloração e sabor, os vinhos também fazem bem à saúde, chegando a reduzir em pelo menos 11% o risco de infecções por bactérias.

A bebida ainda é uma grande aliada ao combate a doenças cardiovasculares como o infarto já que possui ação antiplaquetária, reduzindo os níveis de colesterol e lipídios que podem obstruir as artérias.

vinho amigos

Os benefícios do vinho são muitos e para quem quer degustar a bebida mundialmente apreciada, nossos vizinhos da América do Sul são os destinos mais buscados pelos brasileiros, mas outros países mais distantes como França, Portugal, Espanha e Itália também costumam ser bem cotados, segundo agências de viagens especializadas nas rotas dos vinhos. Confira abaixo 5 dos principais destinos mundiais para você abastecer sua adega e aproveitar os melhores vinhos durante todas as épocas do ano.

Mendoza, Argentina

Mendoza é a principal zona de produção de vinhos da Argentina e o berço do melhor vinho Malbec do mundo, com uma produção que representa 70% de todo o cultivo nacional.

A cidade é dividida em quatro polos que movem a principal atividade da província: produzir vinhos excepcionais. A região tem aproximadamente 1.200 adegas onde é possível agendar uma visita guiada aos vinhedos, percorrendo os conhecidos “Caminhos do Vinho” e degustar os melhores rótulos.

Valle de Colchagua, Chile

A 130 quilômetros da capital Santiago, o Valle é o maior produtor de vinhos sofisticados do país. Uma boa possibilidade de roteiro é começar pela cidade de Santa Cruz de onde partem a maior parte dos passeios pelas vinícolas chilenas, entre elas a Viña Lapostolle, local onde as pessoas podem conhecer um museu do vinho e ainda pegar o trem do vinho, proposta confortável que passa por vários vinhedos interessantes de serem visitados.

Champagne, França

Reimis é uma das cidades mais visitadas da região francesa de Champagne e concentra cerca de 5 mil fabricantes de champanhe. Além de poder conhecer a fábrica de muitas das marcas mais famosas do mundo ainda, é possível circular pelas estradinhas ao redor dos vilarejos para conhecer diversos outros tipos de vinhos, alguns muito saborosos e pouco conhecidos.

Porto, Portugal

Além de ser muito conhecida por ser um ponto essencial no mapa dos apreciadores da boa gastronomia, Porto também é conhecido por seus incríveis vinhos. E é justamente nos vinhedos às margens do rio Douro que são cultivadas as uvas utilizadas na produção do conhecido vinho do Porto.

No entorno da cidade, museus, enotecas e construções históricas também podem ser visitados e oferecem um charme a mais à cidade.

La Rioja, Espanha

A região La Rioja fica no norte da Espanha e conta com mais de 500 adegas, sendo um verdadeiro paraíso para quem aprecia os vinhos e deseja experimentar bebidas diferentes das tradicionais.

Além das opções mais comuns de passeios relacionados aos vinhos ainda há a possibilidade de visitar o Festival “Batalla del Vino”, que acontece na cidade de Haro. No festival, uma multidão vestida apenas com roupas brancas participa de uma guerra com pistolas de brinquedo que disparam vinhos.

Toscana, Itália

Toscana possui um cenário cinematográfico de tirar o fôlego dos turistas. E já imaginou degustar um bom vinho vendo o pôr do sol na Toscana? Com clima e tipo de terra bastante adequados ao plantio de uva, a região que fica no coração da Itália produz vinhos de ótima qualidade.

Com cerca de 7 mil vinhedos, o local possui muitos lugares a serem visitados e uma ótima opção é conhecer a Toscana no mês de setembro mês das festas do vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *