VERÃO ENTRE AMIGOS!

O verão está aí, e mesmo contra os iniciais prognósticos do tempo que prometiam um verão não tão quente e com temperaturas amenas, o calor chegou com tudo!

As temperaturas no Brasil subiram e no Rio de Janeiro a sensação térmica tem chegado a quase 48°C. Não está fácil para ninguém suportar essas altas temperaturas, mas essa época do ano é a mais alegre e propicia para encontros descontraídos e informais, e é muito importante optar por opções gastronômicas mais leves e refrescantes para reunir nossos amigos. O Corpo agradece!

O ideal é evitarmos frituras e optarmos por preparações com bastantes legumes frescos, frutas e drinks refrescantes.

Bastões de legumes bem fresquinhos servem como ótimo aperitivo acompanhado com a deliciosa e queridinha pasta de hommus que no árabe significa “grão-de-bico”, mas não precisa ser o clássico, hoje temos a opção de fazer a base dele acrescentando diversos alimentos trazendo mais sabor, cor e nutrientes.

A dica é o hommus de beterraba ou de abacate. Basta fazer o hommus de forma tradicional e acrescentar beterraba cozida ou abacate fresco na hora de bater a pasta. Fica colorido a apetitoso!

A minha dica indispensável é que quando for adicionar qualquer produto verde, abacate, coentro, salsa, etc. Sempre dar uma “branqueada”, colocando o alimento menos de 30 segundos na água fervida, imediatamente numa tigela com água gelada e escorrer. Essa técnica ajuda a ativar a clorofila presente nos alimentos verdes. Você vai lembrar de mim!

Outro clássico que é ideal para o verão com amigos, é o espanhol Gazpacho que significa “pão ensopado” em árabe, que tem origem na região espanhola de Andaluzia. É leve e extremamente refrescante já que é tradicionalmente servida fria devido a suas raízes nas sopas mais antigas da região da Galícia, tradicionalmente muito consumida nos intervalos do trabalho no campo.

A versão original já é fantástica mas podemos variar com opções como o gazpacho de melancia. Também muito rápido e fácil, acrescentando melancia sem semente no preparo do gazpacho ou substituindo o tomate pela melancia. Não tem como resistir!

Como todo encontro entre amigos está regado a comidinhas e bebidinhas, no verão não podem faltar as opções refrescantes de drinks em versões personalizadas.

A Sangria é um tradicional ponche espanhol feito com vinho tinto, água mineral, açúcar, frutas e gelo. A sua elaboração é muito familiar e popular, nasceu em casas humildes. A referência a sangre (sangue) deve-se a sua cor original por causa do vinho tinto, sendo “aliviado”, enfraquecido, pela água. A outra versão que justifica seu nome é pelo fato de ser uma bebida muito apreciada nas tradicionais touradas.

Podemos surpreender mais ainda nossos amigos e fazer a nossa versão da sangria com algumas variações utilizando suco de laranja, espumante demi-sec, frutas da estação e servi-la em jarras, além de prático para o serviço fica lindo. Não tem como resistir né?

Agora é só botar mão massa, chamar seus amigos e deixar esse verão de calor mais leve, colorido e saboroso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *