ROTEIRO GASTRONÔMICO PELOS PRATOS TÍPICOS DE MILÃO

Milão é capital da moda na Itália e um dos principais circuitos mundiais, mas você já se deu conta da quantidade de pratos que são originários de lá?

Será que nunca comeu um suculento bife a milanesa?!

Quando estiver na cidade, além de bater perna pelo Quadrilátero de Ouro para ver as novidades da moda, ou visitar o Duomo e todas as várias atrações turísticas que a cidade tem, reserve uma parte do seu tempo para um roteiro gastronômico pela culinária de Milão.

Risotto alla Milanese

O risoto de um modo geral é um prato forte em Milão, mas este, que tem como ingrediente principal o açafrão, é o carro-chefe deles. Conta a lenda que ele foi criado por “vingança”. Um jovem pintor costumava usar a especiaria para preparar suas tintas, mas era zombado por causa disso, então, no dia do casamento do seu mestre ele adicionou açafrão ao arroz, conferindo uma cor amarela, mas também um ótimo sabor.

Por toda cidade você irá encontrar esse prato no cardápio, geralmente servido com Ossobuco, mas se quer ir a um lugar especializado, vá a Casa Fontana-23 Risotti na Piazza Carbonari, 5.

risotto-alla-milanese-2

Cotoletta alla milanese

Nós o conhecemos como bife a milanesa, mas em Milão o seu nome, de fato, é cotoletta alla milanese, pois a carne vem com o osso, não é um simples bife, e pode ser de vitela ou porco. A carne passada no ovo e na farinha de rosca se tornou bastante popular na Argentina e no Chile, mas também por aqui e quando estiver em Milão, em alguns restaurantes poderá encontrar a versão biffi alla milanese.

Para saborear uma boa cotoletta você poderá ir ao Dammatrà,  Via Elia Lombardini, 1 ou, se estiver diposto a gastar mais, ao Ristorante in Galleria Biffi na Galleria Vittório Emanuele II.

L’Ossobuco

Já que falamos nele! Por origem seria um “osso furado”, ou seja, é a carne que fica em volta da canela do boi, mas como é cortada em rodela, com o osso no meio (e o tutano dentro), ganhou esse nome. Ele é uma espécie de ensopado e servido principalmente como risoto, mas também com polenta.

osso-buco-

Panini

E na hora do lanche, como não experimentar o panino (panini é no plural)?! Esse sanduíche prensado, recheado com algum tipo de queijo e embutidos é uma febre milanesa e você nem vai precisar se afastar muito do centro turístico para comer um dos melhores da cidade, pois pertinho do Duomo, no Al Panino (Via Agnello, 6), você tem um cardápio com uma grande variedade de panini ou ainda no De Santis (Corso Magenta, 9), que dizem que inventou o panino gourmet

Boa viagem e bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *