Rio Wine and Food Festival – vinhos e alta gastronomia

Quem quiser participar da 5ª edição do Rio Wine and Food Festival (RWFF) já pode adquirir os ingressos ou fazer a inscrição gratuita para as variadas atrações que acontecem de 19 a 27 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. Basta acessar o site: riowineandfoodfestival.com.br.

A edição 2017 do RWFF tem seu calendário ampliado para nove dias – incluindo dois finais de semanas -, por conta da abertura informal no CADEG e diversas ações paralelas. Oficialmente, de 21 a 27 de agosto, o Rio de Janeiro será palco do Rio Wine and Food Festival, evento que acontece em vários pontos da Cidade Maravilhosa provando que o vinho pode ser plural e democrático.

No sábado 19 de agosto, o CADEG (mercado municipal do Rio de Janeiro, em Benfica) receberá diversas ações, como festivais de vinho em taça com preços acessíveis, promoção em restaurantes, palestras, uma Master Class e um inédito Encontro de Confrarias.

A abertura oficial acontece no dia 21 de agosto com um jantar de gala para convidados, no qual são entregues os troféus Vinha Velha para empresas e personalidades que se destacam no mercado de vinhos, além do troféu de Sommelier do Ano, concurso realizado em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers-RJ.

Na terça-feira dia 22, das 8h às 17h é hora de ver o vinho sob o ponto de vista do trade. O Seminário Vinho & Negócios, promovido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, com entrada franca (mediante inscrição), promete repetir o sucesso de edições anteriores reunindo palestrantes do primeiro time da indústria mundial com centenas de profissionais na plateia. Nesta mesma noite, um evento original e de grande charme rouba a cena: o Degusta Talk Show, no qual uma personalidade é entrevistada enquanto o público prova seus vinhos

O ápice da semana, como sempre, é a Feira Show De Vinhos, que acontece este ano no dia 24, quinta-feira, no Clube Piraquê. O Rio de Janeiro, um dos melhores mercados para os vinhos do país, é bastante apreciado pelo trade por seu grande consumo, além de atrair muita gente de outras cidades – inclusive compradores e jornalistas. Este ano a feira, que conta com o apoio do IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho, terá uma série de ações sobre vinhos brasileiros, tornando a ALA BRASIL ainda mais atraente e visitada.

No mesmo dia e local, acontecem as concorridas Master Classes, onde os participantes poderão desfrutar da esperada prova O Melhor do Uruguai, que fará um verdadeiro passeio pelo país vizinho através de 11 rótulos tops, entendendo cada terroir, casta e processo de elaboração; ou da disputada Nova Zelândia, que vai mostrar o porquê deste pequeno e distante país ser a menina dos olhos dos especialistas de todo o mundo. Haverá ainda um super desafio às cegas: Brasil X Resto do Mundo, que vai confrontar os espumantes brasileiros com os mais emblemáticos de outros países.

Mais um destaque será a degustação “Brasil de Guarda”, com rótulos a partir da década 1970. A iniciativa se propõe a afirmar a capacidade de envelhecimento dos vinhos nacionais, comprovando a nossa evolução qualitativa.

Nesta edição, haverá também feiras exclusivas de países e regiões, como a que acontece no dia 23, reunindo alguns dos melhores produtores do Chile, no evento oficial da Wines of Chile, líder isolado do mercado de vinhos importados no Brasil, que acontecerá no recém-reinaugurado Gran Meliá Nacional. No dia seguinte, é a vez do Tannat Tour, através do seu órgão oficial, Wines of Uruguai, trazendo o melhor dos vinhos do país vizinho.

O fim de semana final do RWFF será totalmente voltado ao consumidor final, com a saída do Wine Bus (ônibus de dois andares que harmoniza um city tour pelas paisagens da Cidade Maravilhosa com degustação de vinhos) e com o Wine Out, um outlet de venda promocional de vinhos, enriquecido com aulas e provas dirigidas ao público em geral, junto muitos food trucks e música ao vivo.

O RWFF oferece ao longo da semana uma série de outras ações, como promoções em supermercados, lojas, bares, restaurantes, clubes de vinho, wine diners e menus harmonizados pela cidade; e o Rio Rolha Zero, promoção na qual participam mais de 100 restaurantes que durante os dias de evento não cobram taxa de rolha.

Rio Wine and Food Festival
Data: de 21 a 27 de agosto de 2017 (pré-abertura dia 19 de agosto)
Local: Rio de Janeiro (vários espaços)
Programação completa: www.riowineandfoodfestival.com.br
Inscrições e compra de ingressos: ingressocerto.com 
Informações para público: contato@riowineandfoodfestival.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *