Relax na vinícola

Tem programação mais especial do que viajar para visitar suas uvas que depois de colhidas darão origem ao seu próprio vinho? Pois bem, essa experiência já existe e Mendoza, na Argentina é o point.

casadeuco (4)

Resorts-vinícolas como o Casa de Uco oferecem essa possibilidade, basta adquirir um lote e decidir como quer seu vinho que os especialistas locais cuidam do resto e ao dono do vinho fica só com a parte boa de se hospedar no hotel e acompanhar o processo do cultivo a colheita.

CICLO ANUAL DE VINHEDOS

  • JANEIRO

As altas temperaturas requerem de regas diárias por gotejamento. É realizada a poda de verão chamada “despampanado” para que o sol chegue às uvas e haja uma concentração maior de açúcares.

  • FEVEREIRO

Período de “envero” (endurecimento dos sarmentos): As uvas tintas ficam moles e mudam de verde para avermelhadas. A frequência de rega é reduzida na terceira semana para obter uma concentração maior de cor, taninos e polifenóis na casca das uvas. É hora da colheita das uvas brancas.

  • MARÇO

A colheita é a atividade mais importante durante março e abril, embora o mais importante seja decidir o momento justo de recolher. Os coletores de uvas devem ser contratados e organizados. Caixas, cestas e caminhões devem estar prontos para este momento.

  • ABRIL

A colheita é permitida pelo INV “Instituto Nacional de Vitivinicultura” até 30 de abril. Os diferentes varietais vão ter diferentes tempos de amadurecimento. Inclusive depois de que as uvas tenham sido recolhidas, o clima ensolarado permite que reservas de carboidratos continuem se formando nas vinhas, o que vai ajudar a resistir o inverno e a produzir brotos na primavera.

casadeuco (3)

  • MAIO

O ciclo anual da vide começa. As folhas se tornam amarelas e ocres, e caem depois da primeira geada.

  • JUNHO

Nos vinhedos os sarmentos são removidos para uma ótima propagação das vinhas. As plantas repousam e deverão resistir às baixas temperaturas do inverno, que podem alcançar os -13º C. A primeira poda começa assim que as folhas caem.

  • JULHO

Durante el invierno la poda se realiza manualmente. Es esencial para la viña la remoción de los sarmientos, para lograr una planta equilibrada en cuanto a tamaño y forma. Los sarmientos se atan al alambre de carga, uno de cada lado, formando una “Y”.

  • AGOSTO

A poda continua, os postes e arames ficam totalmente expostos. Durante esse período são realizadas todas as reparações necessárias.

casadeuco (1)

  • SETEMBRO

É o momento em que novas vinhas são plantadas. As plantas devem ser protegidas de predadores como lebres e dos herbicidas, através de protetores plásticos com UV e canas.

  • OUTUBRO

Desbrotamento: Os brotos não desejados sobre o tronco são retirados para obter um melhor controle da planta. As vinhas são regadas com a finalidade de protegê-las das geadas tardias.

  • NOVEMBRO

Regas semanais, utilizando medidores de umidade. É momento de um controle preventivo de doenças como Trips, Brotrytis, Oidium e Peronospora. Fertilizantes orgânicos são utilizados através de mangueiras por gotejamento. Isso vai se repetir nos meses seguintes.

  • DEZEMBRO

É necessário um período estável de bom tempo enquanto as vinhas florescem. Irrigação mais frequente pelas altas temperaturas. É hora de posicionar os brotos manualmente, através de arames, para beneficiar as vinhas dos efeitos do sol, e assim obter uma colheita ótima com uvas de alta qualidade.

casadeuco (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *