L´Ulivo Cucina e Vini, o melhor da Itália em Copacabana

A culinária italiana é muito conhecida por sua simplicidade, sua praticidade e sua versatilidade, isso é fato. A questão é que nos últimos anos, muitos resolveram complicar, rebuscar em excesso, aquilo que já é bom naturalmente. Aí, você pode falar que estou sendo tendenciosa, já que sou de família parte italiana, e isso deve ser levado em consideração sim, afinal, estar entre rolos, panelas, carnes defumando e massas penduradas é uma lembrança muito comum que tenho desde sempre e por isso tenho predicados para falar que de comida boa de nonna eu entendo.

Hoje a minha dica é totalmente baseada em memórias de infância, em sabores simples e recheados de afeto. Copacabana agora abriga o melhor restaurante italiano da cidade, o L´Ulivo Cucina e Vini.

A casa tem no comando o casal Renato Lalenti, chef, sommelier e restauranteur italiano, e Márcia Guimarães, carioca e administradora de empresas. Um casal gente boa, com um papo delicioso e de uma elegância incrível. Foi uma grande surpresa reencontrá-los, já os conhecia anteriormente e sempre admirei muito o trabalho deles.

O L´Ulivo Cucina e Vini é um verdadeiro resgate ao espírito das trattorias. A atmosfera é totalmente familiar e da cozinha sai uma alquimia de ingredientes autênticos e sofisticados, reforçando a ideia de oferecer uma culinária camponesa autêntica, com seus sabores, ingredientes e receitas típicas. Renato destaca a riqueza da cucina contadina, uma cozinha italiana do campo, com viés popular, que usa os ingredientes certos e respeita o modo de preparo dos pratos, sem firulas, sem invencionices, sem gourmetizar o que não precisa ser gourmetizado, porque já é bom assim.

Para começar os trabalhos, as bruschettas Modena, com presunto de parma, figos, queijo de cabra e redução de balsâmico, e a Oslo, feita com salmão, queijo mascarpone e raspa de limão siciliano, são as entradinhas perfeitas que abrem caminho para sabores incríveis que estão por chegar.

Partindo para os principais, as opções de massas, todas artesanais, assim como os pães, são minhas preferidas. O Bombolotti alla Carbonara (Rigatoni com bacon, ovos, queijo pecorino e pimenta do reino) e o Tagliatelli alla Norcina (Massa artesanal com linguiça toscana, cogumelos, ervilhas e queijo pecorino) são minhas massas preferidas, mas nas carnes, não deixe de experimentar o Scottadito di Agnello (Costelinha de cordeiro com molho de hortelã) e o Filetto al Balsamico (Filet mignon com redução de balsâmico), são de revirar os olhinhos.

Partindo para as sobremesas, as opções são igualmente simples e saborosas, mas a Zuppa Inglese é um espetáculo a parte. Pense num pavê italiano com creme confeiteira, creme de nutella e um licor italiano feito com água de rosas, açúcar, canela e cravo. Pensou? É muito melhor. Outras boas opções são a Panna Cotta com frutas vermelhas e o Tiramisu.

A casa oferece a cada dia da semana opções autênticas e saborosas como Gnocchi ao sugo, bacalhau ao molho de tomate, Linguine com escarola e anchovas, entre outros. Já adianto que se você gosta de dobradinha, o sábado é seu dia de alegria e o domingo é o dia dos fãs de ossobuco.

Todos os pratos chegam à mesa com produtos muito frescos, as massas e os pães são caseiros, nada é pré-cozido e todos os sabores são especialmente destacados pela simplicidade. Depois que você conhecer o L´Ulivo, vai entender o tamanho da minha paixão.

O L´Ulivo Cucina e Vini  – www.facebook.com/lulivocucinaevini – fica na rua Miguel Lemos 54, loja B, Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

Matéria publicada originalmente em minha coluna no blog do Circuito elegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *