Armazém GD: um charmoso sobrado histórico com gastronomia carioca

Em uma das ruas mais charmosas e clássicas do centro do Rio de Janeiro, o Armazém GD, na Gonçalves Dias, é um lugar acolhedor para quem curte a boa gastronomia carioca. Bem de frente para a icônica Confeitaria Colombo, o restaurante, que funciona em um charmoso sobrado histórico de três andares totalmente reformado, é perfeito para reunir amigos a qualquer hora do dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O elegante salão abrigou, dos anos 40 aos 80, a famosa Perfumaria Carneiro, empreendimento da família que hoje é proprietária do Armazém GD. Muito do material original da construção secular foi aproveitado em sua decoração. Prova disso são as paredes e o balcão de entrada forrados com pinho de Riga, madeira que, originalmente, foi usada no chão do sobrado e na sustentação dos andares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nas paredes, quadros da artista plástica Ana Torem exaltam a Cidade Maravilhosa. Um dos destaques fica no bar, logo na entrada do restaurante, onde uma testada de 5 metros ilustra a vista da entrada da Baía de Guanabara. A obra foi pintada diretamente no forro de pinho de Riga, com 100 anos de história, impossível não ficar impressionado com tamanho detalhe. E seguindo adiante, no terceiro andar, um mural de 15 metros² exibe belíssimos mapas do Rio que mostram a história e evolução do centro carioca através dos séculos. Nem mesmo a gaiola do elevador ficou de fora, reformada, virou um moderno escritório.

E vamos falar das comidinhas, que nem só de história vive o homem. No cardápio, as estrelas são pratos preferidos dos cariocas. Entre os petiscos, podemos destacar os pastéis de brie com shitake ou de camarões, Mignon fatiado acompanhado de farofa e fritas e Filé aperitivo com molho madeira.

Destacando nos pratos principais, o risoto de frutos do mar, com camarões, lula e polvo é o mais pedido. Também existe a opção do cliente montar um Combinado, escolhendo um grelhado e dois acompanhamentos. Algumas opções de grelhados são: Fraldinha premium, Bife de Chourizo, Filé mignon e Filé de salmão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se você prefere massas, perfeito, elas também estão presentes. Um dos sucessos é o Ravioli Olhos Verdes, de maçã ao molho de queijos e amêndoas e o Gnocchi do brasileiro (bicolor com camarões).

Para os que não dispensam uma boa carne ou um saboroso peixe, as pedidas são o tradicional Picadinho carioca e o Peixe Canção do Exílio, filé de dourado, molho de alho poro crocante e purê de baroa.

Para beber: cervejas artesanais, vinhos, vodca e uísque.

Armazém GD – Instagram | Facebook
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 39 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2507-9004

Fotos: Naira Amorelli/Gastronomia etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *